Você já escolheu o carro que a levará ao encontro de seu noivo no dia do seu casamento? Tenha todas as respostas às suas dúvidas e aproveite para conhecer Ricardo Cesta, dono da Richcars, empresa especializada na locação de automóveis para casamento.
Como surgiu a Richcars?
A Richcars iniciou suas atividades há doze anos, em 1999. Tínhamos um carro que as pessoas pediam bastante para levar as noivas aos casamentos e aí começamos, com alguns amigos pedindo… Até que transformamos esse aconchego com os amigos em profissionalismo.
Nós gostávamos de levar as noivas aos casamentos dos parentes e dos amigos e passamos a fazer isso profissionalmente. Adquirimos mais carros, começamos com um carro importado, uma Mercedes. Depois adquirimos uma limusine, alguns carros antigos… sempre focados em profissionalismo e no que o cliente demandava. O cliente exigia um carro moderno importado, nós o comprávamos; o cliente passou a exigir outro carro importado, uma Mercedes, uma limusine, nós o adquiríamos; exigiu um carro antigo, nós comprávamos o carro. Ficamos basicamente então com carros modernos e carros antigos.
O problema é que conciliar carro e serviço não era simples: só ampliávamos a frota à medida que nós dispúnhamos de profissionais competentes e confiáveis para prestar o serviço e, por isso, perdemos algumas oportunidades de adquirir carros bem interessantes requisitados pelas noivas porque não tínhamos o profissional adequado. Então o foco é total no cliente.
Há doze anos fazemos isso: atendemos várias noivas simultaneamente e com segurança.
O estilo da noiva e o local do casamento fazem com que você a influencie a optar por um ou outro modelo de carro?
O cliente inicialmente nos contata por telefone, sempre através de alguma indicação, ou nos acha na Internet, por meio de nosso site ou de algumas revistas em que temos espaço publicitário.
O cliente que procura um carro, eventualmente liga, faz uma consulta por e-mail para ter uma ideia de disponibilidade, para conhecer o serviço e para conhecer parâmetros de valores. Sempre sugerimos e adoramos que o cliente venha nos visitar para uma comparação mais objetiva e, quando nos visita, o deixamos sempre à vontade. A pauta é sempre o conforto do cliente, que sempre tem que ter a sensação de segurança e conforto. Ele não é influenciado por nós em nenhum momento, exceto quando o carro que ele escolhe não é um carro muito prático para fazer tal evento. Nós fazemos casamentos em qualquer lugar, mas, por exemplo, na semana passada, um cliente nos solicitou um carro para Curitiba: nós preferimos não atendê-lo em Curitiba com um carro antigo, mas sim com um carro moderno, pois embora o carro antigo resista e possa ir tanto a Curitiba, no estado do Paraná, quanto à Rua Curitiba, no Ibirapuera, não é recomendável transportar esse tipo de carro a essa distância. Então, para casamentos em locais mais distantes, sugerimos que o cliente opte por um carro mais prático e para casamentos em locais mais próximos, um carro antigo ou de livre escolha.
Mas preferimos não influenciar o cliente na escolha: ele entra, conhece cada carro, percebe a maneira como se senta, o cheiro, o acabamento, a pintura, a conservação… e então, acaba fazendo a própria escolha.
Como é feita a manutenção dos carros da Richcars? O cuidado com os carros antigos é especial?
Como nós já dissemos, trabalhamos com carros modernos importados e carros antigos. O carro moderno tem sua manutenção feita por concessionárias ou por mecânicos especializados que já passaram por concessionárias e conhecem sua mecânica muito bem. Cada carro tem o seu mecânico. Para tapeçaria, existe um tipo de profissional; para funilaria, outro especialista e para os carros antigos, outro mecânico. Contamos com uma série de profissionais com os quais temos um relacionamento e fazemos questão de manter- nos fiéis a eles, pois nos servem muito bem.
Os carros antigos, particularmente, são adquiridos já restaurados e o que nós fazemos aqui é uma “re-restauração”. O carro antigo vem sempre de coleção e passa a fazer parte da frota da Richcars. Entre a aquisição de uma coleção e a frota da Richcars, ele passa por um período de pelo menos um ano para testes e, durante este período, esperamos que se mantenha bem e verificamos se é um automóvel confiável. Passados os primeiros seis meses, vamos acertando o carro, partes de motorização, manutenção… Feito tudo isso, nós o integramos à frota da Richcars e passamos a oferecê-lo às noivas.
Como funciona o serviço de locação de um carro para casamento?
O serviço de locação de um carro é feito de acordo com a solicitação do cliente. Alguns clientes querem o automóvel à sua disposição o dia todo; há clientes que preferem que, além de acompanhar a noiva à igreja e ao bufê, nossos serviços incluam apanhá-la no cabeleireiro; outros querem também que conduzamos os noivos ao hotel para a noite de núpcias. Claro que fazemos todos esses serviços e os preços variam de acordo com o serviço solicitado.
É importante dizer que quando o carro sai da nossa garagem, nunca sai sozinho. Sempre há um anjo no escritório, com um carro reserva para qualquer eventualidade, isto é, um automóvel de alto nível a postos para que, se acontecer qualquer acidente de percurso ou mesmo uma pane mecânica ou elétrica, tenhamos como honrar o compromisso sem prejuízo ao nosso cliente.