Hotéis: ótimas opções para cerimônias e festas.

Chieco Aoki, empresária que está à frente da Rede Blue Tree Hotels, nos conta que, por investir em treinamento e dispôr de uma gama completa de serviços, os hotéis tornaram-se verdadeiros centros de eventos, prontos a tornar seu sonho realidade.

hoteis

Sra. Aoki, desde 1982, como diretora de marketing do Caesar Park São Paulo, passando por 1998, época na qual nasceu oficialmente a rede Blue Tree Hotels, e chegando aos dias atuais, quais foram os seus maiores desafios e conquistas?

Como você citou, iniciei minha carreira em 1982, como diretora de Marketing e Vendas do Caesar Park. Foi um período de grande aprendizado, onde tive a oportunidade descobrir que a hotelaria se fazia com muitos detalhes e diferenciais em serviços, estilo de vida, e criação de tendências. Outra experiência muito interessante foi quando me tornei vice chairman do grupo Westin, em 1991, uma das mais tradicionais redes hoteleiras dos Estados Unidos, o que me rendeu valioso conhecimento sobre administração hoteleira de hotéis de grande porte. Ao longo dos anos, viajei bastante e tive a rica experiência de conhecer diferentes práticas e culturas no mercado internacional, que se tornaram referência para mim. Quando criei a Blue Tree Hotels, tinha identificado uma grande oportunidade de desenvolver hotéis de categoria superior, com inovação e riqueza de serviços adaptados para atender aos mais exigentes padrões demandados pelo viajante moderno, mas com preços competitivos e adequados ao novo estilo de vida das novas gerações de executivos e de famílias.
Nesta jornada, um dos maiores desafios foi tornar realidade, de norte a sul do Brasil, a cultura única de serviços da Blue Tree Hotels. Para atingir esta meta, dediquei atenção especial aos procedimentos para consolidar os novos padrões, além de investir muito no treinamento de profissionais, algo fundamental para que eles compreendessem e desejassem compartilhar esta nova cultura. Uma das maiores gratificações foi perceber a forte aceitação dos nossos clientes em relação ao novo estilo de hospitalidade criado pela Blue Tree. Esse foi um grande incentivo, que serviu como motor para busca de melhoria contínua por parte de toda a equipe.

Tratando-se de casamentos, normalmente os hotéis são vistos unicamente como opções para a noite de núpcias e hospedagem durante a lua-de-mel. Entretanto, vemos hoje hotéis que são verdadeiros centros de eventos: isso sempre foi assim ou é algo que ocorre apenas há alguns anos? O que os hotéis têm a oferecer às noivas para a realização de festas e até cerimônias de casamento?

Antigamente a procura por hotéis para a realização de festas de casamento era pouco comum no Brasil. Os noivos geralmente utilizavam salões de festa. Hoje, a qualidade dos serviços dos hotéis e a facilidade de contar com uma equipe altamente qualificada, especializada em bem atender, bem como seus parceiros, são pontos positivos para os hotéis, que oferecem muitas facilidades em todo o processo, da produção da festa à lua-de-mel. Os noivos podem se arrumar no hotel, podem receber a família e amigos que vêm de longe… Além disso, hoje é praticamente unanimidade que haverá uma equipe de filmagem que fará o making off da cerimônia, com a preparação dos noivos, e estar em um hotel significa não ter que receber tantos fornecedores em casa. Os hotéis passaram a ser considerados com bastante atenção pelo segmento deste tipo de evento. Isto é comum também para os hotéis da Blue Tree.

O perfil das noivas e das festas mudou muito? O que foi feito para acompanhá-los? O que é diferente, nas festas de hoje, se comparadas às de antigamente?

Noivas sempre foram e continuam sendo clientes das mais exigentes. Hoje o casamento é um evento bastante profissionalizado, que conta até mesmo com um assessor ou assessora especializada, papel que antigamente ficava com as madrinhas, mães ou amigos mais próximos do casal. No entanto, a essência permanece a mesma, a celebração de um momento muito especial, com as pessoas queridas e a expectativa de que tudo seja perfeito. Tenho a percepção de que a festa de casamento procura expressar, transmitir para os convidados, os sentimentos do casal de alegria, ou seja, é o compartilhamento da felicidade. Por isso, prepara-se para tudo estar em perfeição, porque imaginamos que a felicidade seja perfeita. Hoje em dia, muitos casamentos são verdadeiros eventos que vão muito além de comemorar a união de duas pessoas. Entraram em cena atrações e entretenimentos que não se imaginavam antigamente, como escolas de samba e malabaristas. Ou seja, criatividade e inovação chegaram também aos casamentos e isso é muito bom, pois nos instiga a repensar, criar e desenvolver novos produtos e serviços. Por outro lado, existe também a tendência de fazer festas para pequenos grupos, mais íntimas, muito luxuosas e personalizadas, em locais diferentes, como no campo, na praia, nos navios etc. Assim como acontece com o vestuário, atualmente diferentes estilos atendem à diversidade de estilos de vida e preferências do casal.

Deixe um comentário