Primeiro, você quer que o fotógrafo envie o mais rápido possível as provas. Depois, o fotógrafo quer que você escolha logo as fotos. Aí bate o desespero, e o que deveria ser prazeroso vira um tormento.
Primeiro, você quer que o fotógrafo envie o mais rápido possível as provas. Depois, o fotógrafo quer que você escolha logo as fotos. Aí bate o desespero, e o que deveria ser prazeroso vira um tormento…
E por que isso acontece? Com a facilidade proporcionada pelas máquinas digitais, batem-se inúmeras fotos e realmente torna-se difícil escolher as melhores para compor um álbum. Por isso, vou tentar ajudá-los:
1. Lembre-se que o álbum de casamento não é um book dos noivos, ou seja, não deve apresentar apenas ou uma maioria de fotos do casal. Ele será uma recordação sobre o dia do seu casamento, do começo ao fim: making-of, cerimônia, recepção e festa.
2. Uma boa proporção para a escolha das fotos é a seguinte: 10% para o making-of + 30% para a cerimônia (religiosa/civil) + 30% para as formalidades (decoração, padrinhos, corte do bolo, brinde, valsa) + 30% para as fotos da recepção e convidados, incluindo-se o arremesso do buquê.
3. Quando escolherem as fotos, procurem fazê-lo de forma qualitativa e não quantitativa. Torna-se cansativo apreciar um álbum com um número excessivo de fotos. Vamos imaginar que o álbum será composto por 50 fotos e você não consegue escolher menos de 80. O que fazer com as 30 fotos excedentes? Peça a orientação do seu fotógrafo, que fará uma avaliação técnica, considerando a iluminação, o melhor ângulo, a melhor distribuição dos elementos, etc.
4. Talvez uma boa opção seja gravar em uma pasta do seu computador todas as fotos enviadas pelo fotógrafo e começar a fazer a escolha por eliminação. Evite escolher fotos do mesmo assunto, com apenas ângulos diferentes, pois isso faria com que as fotos do álbum ficassem repetitivas.
5. Lembre-se que menos é mais! Quanto mais clean e clássico for o álbum, mais valorizada estará a beleza da foto. Efeitos exagerados no Photoshop (sombras, inclinações, molduras etc.) são modismos e o seu álbum será uma recordação para toda a vida, atemporal e perene.
6. Para a abertura do álbum, escolha uma foto de algum detalhe: buquê, alianças, bem-casados, imagem do altar…
7. Agora, estipule um prazo para pessoalmente fazerem a escolha das fotos, abram uma garrafa de um bom vinho e mãos à obra! Divirtam-se…
Colaboradores:
Regina Pedro, assessora e cerimonialista